É considerado a parte externa do sistema respiratório e é divido em duas partes: o nariz e a região interna chamada de cavidade nasal. É a principal via de passagem do fluxo de ar para que seja recebido pelo organismo, e também o responsável pela percepção dos odores. Além de adicionar a ressonância à nossa voz.

Qual é a sua função?

  1. Filtro

Os pelos que estão presentes na entrada do nariz, são os responsáveis em combater pequenos germes e esporos, que são barradas pelo muco que reveste as narinas.

  • Aquecedor

Além de levar o ar filtrado para os pulmões, o nariz também fornece a temperatura certa. Isso acontece porque há uma área de mucosa, cheia de vasinhos que transmite calor na sua passagem.

  • Umidificador

A vascularização e o muco transmitem umidade, fazendo com o que o ar não chegue seco aos pulmões, o que seria um grande risco de lesar os alvéolos.

  • Aromatizador

É através das partículas de ar que estimulam os cílios e que transmitem um sinal elétrico a nervos, que chega um sinal ao cérebro que faz com que conseguíssemos sentir o odor.

Doenças Nasais Frequentes

Rinite

É uma inflamação da mucosa nasal provocada por diversos fatores: poeira, cheiros fortes, cigarro, entre outros. Ela pode ser considerada aguda – quando dura no máximo entre 7 a 10 dias-, ou crônicas, quando os sintomas continuam por mais de três meses. Existem três tipos dela:

  • Infecciosa

É considerado o tipo mais comum, pode ser um resfriado ou infecção do trato respiratório superior. Essa rinite pode ser causada por vírus ou bactérias.

  • Alérgica

É uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas, como poeiras, cheiros fortes, cigarros. Essas substâncias são chamadas de alérgenos. 

  • Não Alérgica

Assim como a rinite alérgica, os sintomas também são espirros crônicos, congestão e corrimento nasal, porém a diferença é que na rinite não alérgica, o sistema imunológico não é afetado.

O tratamento da Rinite varia muito de acordo com cada quadro e o seu grau de comprometimento, pode ser um tratamento rápido ou longo, normalmente com uso de Corticosteroide tópico nasal, lavagem nasal com soro fisiológico abundante, anti-histamínicos tópicos nasais ou por via oral são utilizados dentro de um esquema a ser individualizado pelo otorrinolaringologista

Coriza

A produção de muco aumenta e chega a escorrer. Ela surge em doenças em que acontece uma inflamação nas fossas nasais, por isso o corrimento nasal transparente, amarelo, acompanhado muitas vezes com espirros.  Pode acontecer por conta de gripes, resfriados e crises alérgicas.

O tratamento normalmente é feito com medicamentos que diminuem a inflamação e irritação da mucosa nasal, aliviando os sintomas, como os antialérgicos. E caso ela não seja tratada corretamente, pode aumentar a probabilidade de desenvolver outras doenças como: sinusite, bronquite e até mesmo pneumonia.

Sinusite

É uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Assim como a rinite, ela pode ser classificada em aguda ou crônica, causadas poragentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos, que desencadeiam por itens como poeira, choque térmico e cheiros fortes que despertam alergia.

Os sintomas da sinusite podem ser identificados como: pressão ou dor facial, redução ou perda de olfato, febre e dor de cabeça. A partir desses sintomas, o médico irá diagnosticar o paciente através do exame clínico e/ ou de imagem, que podem ser tratados com: soluções salinas, corticoides nasais, orais ou injetáveis, descongestionantes e antibióticos.

Nos casos onde a sinusite não responde aos tratamentos, é indicado a cirurgia
endoscópica. Para esse procedimento, o médico utiliza um endoscópio (tubo fino com uma luz ligada na ponta) para explorar suas passagens nasais.

Sangramento

Na maioria dos casos acontece por conta do rompimento de alguns vasinhos. Casos mais graves devem ser averiguados. Esses sangramentos podem ser classificados em epistaxe anterior e epistaxe posterior. A primeira é a forma mais comum de sangramento do nariz, ela surge quando há lesão dos vasos, próximo das narinas. Já a posterior é mais rara, e quando ocorrem, os sangramentos são mais volumosos e difíceis de serem controlados, precisando assim um atendimento médico urgente.

As causas para o sangramento nasal são diversas: ar seco, irritação na mucosa nasal, traumas nasais (acidentes, atritos), corticoides e tumores. Normalmente pode-se controlar o sangramento em casa mesmo! Estancando de forma correta é só sentar-se, inclinar o corpo e a cabeça para frente e pressionar as narinas tampando a saída do sangue durante 5 minutos.  Se o sangramento continuar, procure um profissional que provavelmente usará para controle uma cauterização química.

Pólipos Nasais

Pólipos nasais são pequenas bolsas de tecido inflamado que crescem na camada interna do nariz (mucosas nasais), ou nos seios paranasais. São indolores e moles, que dependendo do tamanho podem não costumam causar muitas complicações se obstruir o fluxo de ar , e muitas vezes passam despercebidos se forem pequenos .

Ainda não se sabe qual é a causa e a origem dos pólipos nasais, mas algumas doenças, inflamação crônica nas cavidades nasais, como alergia e infecções, e outros fatores de risco parecem ter papel fundamental para a formação dos pólipos nasais. Eles podem ser desenvolvidos em qualquer idade, mas é mais comum vê-los em mulheres jovens e adultos de meia idade

Alguns sintomas apresentados por quem tem pólipos nasais são: coriza, congestão nasal persistente, dor no rosto, coceira ao redor dos olhos, ronco, entre outros.  Se o paciente for diagnosticado com pólipo nasal, o principal tratamento será para reduzi-lo ou eliminá-lo completamente, pode ser através de medicamentos, ou em casos mais graves , uma cirurgia.

Caso esteja sentindo os sintomas listados para uma dessas doenças nasais, marque imediatamente uma consulta aqui na Clínica Septo. Nós alinhamos modernidade

no diagnóstico e tratamento de otorrinolaringologia com um atendimento gentil e atencioso de nosso corpo médico.

Por entendermos que a saúde não pode esperar, temos dois centros de atendimento que funcionam 24 horas por dia, na Tijuca e também na Barra. Estamos sempre à disposição para cuidar de toda a sua família.